terça-feira, 27 de outubro de 2009

A saga da francesinha

Esta semana estive por fim a matar saudades do sol de Portugal! Embora tenha chovido... Mas esse facto foi tacticamente eliminado da minha mente. Andei feliz enquanto passeava pelo Porto, e nem chuva nem as asneiras proferidas pelos locais me estragavam o dia. Soube bem voltar a Portugal e durante essa semana, mesmo numa cidade desconhecida, senti-me em casa. Estranho, esse sentimento de saudade que nos assalta quando damos por nós numa terra de duques.

Aparte: As acrobacias que tive de fazer para escrever a palavra "nós" com o acento correcto passam por procurar no google pelo programa da SIC cujo nome tem a dita palavrinha... Este teclado ingles (imaginem um chapeuzinho acola e um acento aqui) esta a dar cabo da minha gramatica.

E continuando, sim, tive saudades de coisas que nem me passaria pela cabeca. Da calcada portuguesa, (ok isto agora vai ser esquisito sem os acentos no sitio certo), da bica (eu, a quem o cafe actua como o alcool, desinibindo-me e levando-me a entrar no mundo das piadas porcas), das pastelarias a antiga e de ouvir radio portuguesa!

Para aconchegar este aperto de coração nada melhor que aconchegar o estomago com comida, pensei eu! Assim, enganada por portuenses e outros que tais, la fui eu experimentar uma francesinha...




Ora mal sabia eu que entre duas fatias de pao cabia TANTA carne! E de tao variados feitios e sabores. Mas cedo descobri, porque a primeira dentada sente-se logo que aquele prato foi feito para fazer crescer os pelos do peito! Basicamente, come-se pao, carne, queijo, tudo regado com um molho misterioso e com um toque de pozinhos de colestrol. Obvio que nem cheguei a meio do prato... Nem eu, nem metade dos estrangeiros que comigo provaram este acepipe do Porto.

E deste modo nao me senti tao mal. De consciencia claro. Quanto ao meu estomago, e outra historia sem acentos.

6 comentários:

D.Aninhas disse...

Lol, nunca tinhas provado uma francesinha? Eu tenho a dizer que só comi uma vez e foi em Lisboa, mas agora cada vez que penso nisso dá-me vómitos. Nunca vi nada tão gorduroso e denso como uma francesinha, e não sei como há pessoas capazes de gostarem daquilo...vira-te para as pies que ficas bem melhor servida :P

Joana disse...

não! nunca tinha comido tal coisa! Mas sim, que coisa mais gordurosa! E por falar em pies, foi o meu jantar hoje. Tarte (ou empada) de galinha e cogumelos... Enfim, meio duvidoso mas é o que se arranja por 1 libra!

Joana Diogo disse...

Só tenho uma coisa para dizer...deixa lá as gorduras portuguesas e enche-nos a vista com fotos daí!!!
eheh

Anónimo disse...

pior que tudo e que esta caramela insistia que a francesinha não tinha molho!!!! loool

sim com essa foto tenho de te dar razao...

Ze da PG

Anónimo disse...

Durante essa semana por acaso descobri um planeta novo (não, não faz parte dos 32 anunciados). O surpreendente é que parece estar na zona habitável e ter uma atmosfera convidativa. Apesar de estar a uns longínquos parsecs talvez lá faça uma visita um dia destes...

J~

Inês - a prima disse...

Estas a ser muito injusta com o melhor prato portuense...uns sabores para mulheres e homens rijos!!!a proxima sou eu que te levo a comer, que conheço os melhores sitios =) ja sou quase licenciada no Porto e seus costumes por isso já sabes!kiss